segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A Hora da Refeição

A hora da refeição nem sempre foi um momento feliz,
mas agora é.



Notamos crianças que não queriam comer e educadoras ansiosas, sem saber o que fazer para que seus alunos se alimentassem melhor e para que dessem preferência a alimentos mais nutritivos e saudáveis.
Diante deste quadro, várias ações foram propostas na Educar, dentre elas a valorização da salada e dos legumes em geral, a escuta das preferências das crianças e o cuidado com o espaço onde se alimentam:
  • As saladas começaram a ser servidas em primeiro lugar, com muitos elogios ao seu sabor.
  • Os educadores passaram a saborear os alimentos junto com as crianças, demonstrando na prática o quanto é agradável comê-los.
  • A criança é sempre estimulada a se servir ou a informar a quantidade desejada de determinado alimento.
  • Estabeleceu-se o acordo de se provar várias vezes um mesmo alimento antes de decidir se realmente não gosta ou se é a falta de costume de comê-lo.
  • Buscamos embelezar o ambiente do refeitório com elementos que já são habitualmente utilizados pelas crianças em suas casas, por exemplo: a mesa com toalhas, garfos e pratos de vidro. No início houve muita preocupação com possíveis incidentes no uso destes utensílios, mas pudemos constatar que os acidentes ocorriam mais na sua higienização do que no uso cotidiano, uma vez que as crianças têm demonstrado muito cuidado, atenção e destreza surpreendentes ao manipulá-los.
  • As mesas passaram a ser de no máximo quatro crianças, para que pudessem conversar entre si.
  • Incluímos no conteúdo de Natureza e Sociedade o tema “Para quê se alimentar?”, que inclui a observação e pesquisa semanais dos alimentos comprados para a refeição, a confecção de cardápio com a participação dos alunos e as aulas de culinária.
Com essas ações temos a alegria de ver nossos alunos saboreando saladas diversas, arroz integral, lentilha e ainda outros alimentos saldáveis. E isso tudo desde o berçário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário